quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Que cordas usar no Violão 7 cordas? Onde comprar?

Uma pergunta comum, é sobre qual encordoamento usar no Violão 7 cordas (nylon e aço). E tentando ajudar quem se aventura por este instrumento, venho novamente falar sobre este assunto (tenho uma postagem antiga aqui no blog).

_Posso usar cordas de aço no violão feito pra nylon?
Pode, mas não aconselho. Já tive a infelicidade de ver meu cavalete saltar quando tentei isto, então não indico. O violão feito pra aço tem os reforços necessários para aguentar a tensão mais altas. E lembrando, que você pode até tentar e dar certo, mas cuidado, pois pode estar prejudicando seu violão.

_Qual cordas eu uso para violão de 7 cordas de aço e nylon?
Isto é sempre um dilema. A escolha das cordas é pessoal, e está relacionado com o timbre que o violonista está procurando pra si. Mas deixo aqui dicas de cordas que uso ou já testei!

a) Violão 7 aço: 
Atualmente uso cordas D'Addario Jazz Light 7 -string (0.10), e nas primas (B e E) uso D'Addario Pro Arte.  Adoro esta configuração , e o que pode se mudar nela é usar a tensão 0.10 (que dá mais conforto).
Outras opções interessantes:  
PYRAMID GOLD: já vem com o set montado. Encontrada na internet facilmente.
MELODIA:  já vem com o set montado. Empresa de São Paulo é ainda mais fácil de achar. No link ao lado mais info (http://brunovinci.blogspot.com.br/2013/02/cordas-para-violao-7-cordas-marca.html)

b) Violão Nylon:
No violão de Nylon sempre gostei de usar Savarez com a sétima da Hannabach, porém o preço é um pouco salgado, e principalmente a Sétima corda avulsa. Mas outra opção é usar cordas D'Addario pro arte e a sétima corda da Hannabach!

_Onde comprar encordoamento para violão 7 cordas?
Tem várias lojais virtuais ou físicas, que vendem o encordoamento. Mas sem dúvida onde mais me agrada comprar, é no exterior. Os preços são mais baratos, sem contar que entregam corretamente. Comprando até 50 $ você não será taxado (mas as vezes acontece!). O site que sempre compro é: STRINGSBYMAIL.COM.

Enfim, espero que possa ter ajudado, e espero deu comentário, dica, ou pergunta!

Abraço

Vinci

6 comentários:

  1. boas dicas eu uso Melodia pra mim atinge o som que espero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal. Usei a melodia por um tempo, muito bom o encordoamento. Abs

      Excluir
  2. Para a sétima de nylon há também: A Daddario Special 0,56 (que era usada pelo Rafael Rabello nos violões do Mario passos), que oferece um equilíbrio vertical muito legal. Mais em conta que a Hannabach. Também a Savarez tem corda equivalente à Hannabach para a sétima. Todas disponíveis no Strings by Mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcos! Usei a D'addario Special por um tempo, ótima dica, obrigado.

      Abraço

      Excluir
  3. Bom dia! Tem como mandar o link da 7 corda Hannabach? Eu não acho aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não tenho pois muda constantemente as páginas de venda. Mas na net acha. E se preferir compre lá fora, a stringsbymail.com
      Abraço

      Excluir