quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Violão 7 de luthier e de fábrica. Qual usar e onde achar?


Tive várias dúvidas no início do meu aprendizado. Por isto este post é para ajudar aqueles que querem se aventurar pelo 7 cordas ou os que já tocam e querem um violão melhor!

1) Estou começando no 7 cordas, qual violão eu compro?

Aconselho comprar um violão mais barato, e de preferência os violões de fábrica, ou de marca: Giannini ou Rozini, modelo iniciante (comprar usado pode ser uma boa, uma vez que ao longo do estudo, possivelmente irá comprar outro!)
Sem dúvida um violão de luthier é melhor, mais achar um preço em conta é difícil. Mas uma boa alternativa é este site: http://www.guitanda.com.br/. Os violões dos irmãos Carvalho são os melhores de custo/benefício.

2) Qual violão de luthier eu compro?

O importante é pesquisar. Hoje em dia há diversos artesões, porém é preciso conhecer seu trabalho, pedir referência a amigos e músicos, e por fim, saber o tipo de madeira e configuração que você o quer (espaçamento das cordas, largura da escala,etc)
Eu conheço alguns, e por vezes indico o trabalho deles, são profissionais sérios e dedicados na arte de fazer  violão: Homero Nardi, Lineu Bravo, João Scremin, e o novato, mas que já está vindo com tudo Agnaldo Luz!
É claro que tem inúmeros luthier, e deixe seu comentário com o de sua preferência!

3) Qual violão você usa?

Eu uso três violões, um violão de 7 aço do do Homero Nardi, tampo de Pinho com Jacarandá Baiano no lateral e fundo, que é meu xodó. Bem versátil, e uso para todo tipo de som, desde acompanhamento de regional até música instrumental geral.
O segundo violão é 7 aço também, um DoSouto, de 89. Este comprei do Luzinho 7 cordas, tampo de pinho com lateral e fundo de pau-ferro (eu acho!). Violão que uso  para acompanhamento de choro e samba, timbre característico para este tipo de gênero!

E por último um violão de 7 nylon do luthier Carlos G. Valentim, que foi meu primeiro violão de luthier. Também Pinho com Jacarandá Mineiro nas laterais e fundo, ótimo violão solista!

Achar um bom violão consiste também na sua escolha musical, e o tipo de som você procura. Contate o luthier de escolha, faça uma visita a ele, pergunte sobre madeiras, afinação (o mais importante de todos). E se for um de fábrica, toque primeiro, pois isto é permitido em qualquer loja que vá!


Por fim, deixe seu comentário, e qualquer dúvida irei responder!

11 comentários:

  1. Conheço um Luther de caxias do sul se chama DOMÍNUS.exelente instrumento porém com valor como dos grandes.
    Tenho um 7 cordas muito bom valor acessível...ótimo custo benefício de um Luther de Gravatai -RS muito bom nylon bons graves.firmes
    Se chama Harry foné 51 996182793

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom conhecer, a intenção deste post também é expor os luthier mundo afora. Abração!

      Excluir
  2. O luthier Raimundo Saraiva, de SP também faz excelentes violões de sete cordas, para aço ou nylon, conforme a encomenda, em abeto ou cedro, com laterais e fundo em pau ferro, jacaranda indiano ou jacaranda da bahia, conforme a escolha do músico. Vale dizer que ele ouve muito o que o violonista tem a dizer, tentando adequar da melhor construção ao gosto e toque do violonista. Recentemente o Ze Barbeiro frecebeu o exemplar que havia encomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é ótimo também. Só não o citei, pois não conheço bem o trabalho dele! Valeu a dica!

      Excluir
  3. Também o Lineu Bravo (Jacarei-SP) produz excelentes violões, em abeto ou cedro para o tempo, e laterais em jacaranda baiano, indiano ou maple, conforme a escolha do músico, em aço e nylon, que caíram no gosto de vários nomes conhecidos do violão, como Douglas Lora (Brazil Duo Guitar), Guilherme Lamas, Rogério Caetano, Fernando Cesar, Marco Pereira (6 e 7 cordas), Felix Junior, e Henrique Neto, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Citei o Lineu acima no post, é um excelente luthier, e tenho vontade de ter um violão feito por ele! Abraço!

      Excluir
    2. Só uma correção: o Lineu Bravo é de Taubaté. Quem é de Jacareí e também faz um 7 cordas de aço muito legal é o Régis Bonilha. Toquei num 7 de aço que ele fez para o amigo Abdallah Harati, timbre bem característico.

      Excluir
  4. Legal as dicas caboco, valeu abração!!

    ResponderExcluir