quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Qual dedeira usar?

Olá,

Hoje falarei novamente sobre a "Dedeira", usada no violão 7 cordas, tanto aço como nylon. Tenho uma postagem antiga sobre isto aqui: http://brunovinci.blogspot.com.br/2013/06/dedeira-de-aco-violao-7-cordas.html

Devido a quantidade de pessoas que me questionam, e também por estar em contato com outros violonistas, gostaria de deixar aqui, dicas de como escolher a dedeira que irá te acompanhar em rodas de samba e choro!

1)  Onde acho uma dedeira para comprar? Existe alguém que faça dedeiras?

Quando comecei a tocar o 7 cordas, comprava dedeiras em lojas físicas de instrumentos musicais. Porém como era difícil encontrar lojas que as vendesse, na internet consegui achar, e comprar de modo fácil e cômodo!
Mas se você quiser pode encomendar uma dedeira com o tamanho do seu dedo pois, existem diversos "luthier" para isso. Semana passada recebi a visita de um, o Deni Pisciotta. Ele moldou a dedeira no tamanho do meu dedo,e fomos fazendo os ajustes juntos. É bem interessante, porque posso eu mesmo mexer nela com o auxílio de um alicate! (diferente da que uso - Dr. Sherpa 0.15)
Vale lembrar que a escolha é pessoal, só não aconselho usar dedeiras de plástico no caso do violão de aço.

                                        Dedeira artesanal              Dedeira Dr Sherpa 0.15


2) Posso usar dedeira de aço no violão de nylon?

Pode! Mas não aconselho. O ataque com a dedeira de aço em cordas de nylon, pode em muitas vezes, modificar muito o timbre, ou até mesmo destacar demasiadamente as cordas mais graves. Se for violão com cordas nylon use o dedo, se for de aço, use a dedeira!

3) A dedeira pode machucar o dedo?

Pode. Mas sempre procure escolher a dedeira que melhor se adapta ao seu polegar. Se tiver alguma alergia ao material feito, procure o artesão e peça para trocar o material.

4) Não estou conseguindo me adaptar a dedeira, o que faço?

Tenha paciência! Isto varia de pessoa pra pessoa, e não esta relacionado de forma alguma na sua qualidade como músico.

Para finalizar, é necessário entender que cada pessoa se adapta e usa a dedeira do seu jeito, sendo assim, estas são apenas dicas para melhor entender sobre este assunto!

Deixe seu comentário ou dúvida!

5 comentários: