quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Violão 7 de luthier e de fábrica. Qual usar e onde achar?

 👇Novo Curso - Crie suas baixarias. Turma B somente em Janeiro:

https://go.hotmart.com/N88777976P?dp=1




Tive várias dúvidas no início do meu aprendizado. Por isto este post é para ajudar aqueles que querem se aventurar pelo 7 cordas ou os que já tocam e querem um violão melhor!

1) Estou começando no 7 cordas, qual violão eu compro?

Aconselho comprar um violão mais barato, e de preferência os violões de fábrica, ou de marca: Giannini ou Rozini, modelo iniciante (comprar usado pode ser uma boa, uma vez que ao longo do estudo, possivelmente irá comprar outro!)
Sem dúvida um violão de luthier é melhor, mais achar um preço em conta é difícil. Por isto, aconselho o Luthier Samuel Carvalho!

2) Qual violão de luthier eu compro?

O importante é pesquisar. Hoje em dia há diversos artesões, porém é preciso conhecer seu trabalho, pedir referência a amigos e músicos, e por fim, saber o tipo de madeira e configuração que você o quer (espaçamento das cordas, largura da escala,etc)
Eu conheço alguns, e por vezes indico o trabalho deles, são profissionais sérios e dedicados na arte de fazer  violão: Lineu Bravo, João Scremin, e especialmente meu amigo Agnaldo Luz (o qual tenho 2 violões!)

É claro que tem inúmeros luthier, e deixe seu comentário com o de sua preferência!

3) Qual violão você usa?

Eu uso atualmente 2 violões de aço do Agnaldo Luz. 
De laterais e fundo de Imbuia e tampo de Pinho. Violão afinadíssimo e gostoso de tocar que uso  para acompanhamento de choro e samba, timbre característico para estes tipo de gênero! 
Porém, eu uso para todo tipo de som.

Achar um bom violão consiste também na sua escolha musical, e o tipo de som você procura. Contate o luthier de escolha, faça uma visita a ele, pergunte sobre madeiras, afinação (o mais importante de todos). E se for um de fábrica, toque primeiro, pois isto é permitido em qualquer loja que vá!


Por fim, deixe seu comentário, e qualquer dúvida irei responder!

15 comentários:

  1. Conheço um Luther de caxias do sul se chama DOMÍNUS.exelente instrumento porém com valor como dos grandes.
    Tenho um 7 cordas muito bom valor acessível...ótimo custo benefício de um Luther de Gravatai -RS muito bom nylon bons graves.firmes
    Se chama Harry foné 51 996182793

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom conhecer, a intenção deste post também é expor os luthier mundo afora. Abração!

      Excluir
  2. O luthier Raimundo Saraiva, de SP também faz excelentes violões de sete cordas, para aço ou nylon, conforme a encomenda, em abeto ou cedro, com laterais e fundo em pau ferro, jacaranda indiano ou jacaranda da bahia, conforme a escolha do músico. Vale dizer que ele ouve muito o que o violonista tem a dizer, tentando adequar da melhor construção ao gosto e toque do violonista. Recentemente o Ze Barbeiro frecebeu o exemplar que havia encomendado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele é ótimo também. Só não o citei, pois não conheço bem o trabalho dele! Valeu a dica!

      Excluir
  3. Também o Lineu Bravo (Jacarei-SP) produz excelentes violões, em abeto ou cedro para o tempo, e laterais em jacaranda baiano, indiano ou maple, conforme a escolha do músico, em aço e nylon, que caíram no gosto de vários nomes conhecidos do violão, como Douglas Lora (Brazil Duo Guitar), Guilherme Lamas, Rogério Caetano, Fernando Cesar, Marco Pereira (6 e 7 cordas), Felix Junior, e Henrique Neto, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Citei o Lineu acima no post, é um excelente luthier, e tenho vontade de ter um violão feito por ele! Abraço!

      Excluir
    2. Só uma correção: o Lineu Bravo é de Taubaté. Quem é de Jacareí e também faz um 7 cordas de aço muito legal é o Régis Bonilha. Toquei num 7 de aço que ele fez para o amigo Abdallah Harati, timbre bem característico.

      Excluir
  4. Legal as dicas caboco, valeu abração!!

    ResponderExcluir
  5. E os violões de 7 da Del Vecchio são bons? Pra iniciar é melhor um Deles Vecchio ou um Rozini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Os dois são bons. Eu iniciei em um violão Rozini. Mas fica ao seu critério escolher. Abraço

      Excluir
  6. Queria comprar violão sete cordas usados, vcs me ão uma dica..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano. A dica é pesquisar bastante na net, e nos fóruns de violão 7 cordas. E tenha paciência porque sempre aparece algo bom para comprar! Espero ter ajudado. Abraço

      Excluir