quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Qual dedeira usar?

 👇Novo Curso - Crie suas baixarias. Turma B somente em Janeiro:

https://go.hotmart.com/N88777976P?dp=1


Olá,

Hoje falarei sobre a "Dedeira", usada no violão 7 cordas, tanto aço como nylon. 

Devido a quantidade de pessoas que me questionam, e também por estar em contato com outros violonistas, gostaria de deixar aqui, dicas de como escolher a dedeira que irá te acompanhar em rodas de samba e choro!

1)  Onde acho uma dedeira para comprar? Existe alguém que faça dedeiras?

Quando comecei a tocar o 7 cordas, comprava dedeiras em lojas físicas de instrumentos musicais. Porém como era difícil encontrar lojas que as vendesse, na internet consegui achar artesões de dedeira!
Existem diversos "luthier" para isso, e eu recomendo o Claudio Lopes, aqui de São Paulo (Instagram: https://www.instagram.com/dedeiras_cl/). Video onde faço testes:



                                               
2) Posso usar dedeira de aço no violão de nylon?

Pode! Mas não aconselho. O ataque com a dedeira de aço em cordas de nylon, pode em muitas vezes, modificar muito o timbre, ou até mesmo destacar demasiadamente as cordas mais graves. Se for violão com cordas nylon use o dedo, se for de aço, use a dedeira!

3) A dedeira pode machucar o dedo?

Pode. Mas sempre procure escolher a dedeira que melhor se adapta ao seu polegar. Se tiver alguma alergia ao material feito, procure o artesão e peça para trocar o material.

4) Não estou conseguindo me adaptar a dedeira, o que faço?

Tenha paciência! Isto varia de pessoa pra pessoa, e não esta relacionado de forma alguma na sua qualidade como músico.

Para finalizar, é necessário entender que cada pessoa se adapta e usa a dedeira do seu jeito, sendo assim, estas são apenas dicas para melhor entender sobre este assunto!

Deixe seu comentário ou dúvida!

10 comentários:

  1. Excelente postagem, vou seguir suas recomendações!! Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Julio! Valeu o apoio. Abração mano!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, sabe me indicar alguém que faça dedeiras pelo Rio de Janeiro? Se tiver pode me passar o contato? 21969826814 obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geilso! Não tenho o contato, mas acredito que se você pesquisar na net vai conseguir achar algo. Em todo caso, se eu descobrir te envio. Abração!

      Excluir
  4. Oi, Bruno,
    uso nylon e sinto dor na polpa do polegar ao tocar em rodas ou mesmo estudar por mais de 30min. Assim, tenho considerado experimentar usar dedeira. Você acha mesmo que a dedeira não é uma opção para o nylon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar. Entendo o que está passando e já tive esta mesma experiência. Pode usar sim no nylon, isto para não continuar machucando seu dedo. Assim que sentir necessidade, mude para um violão de aço, que fará mais jus ao uso da mesma! Abração!

      Excluir