de volta a 2017, com postagens sobre o mundo do Violão 7 cordas. Desta vez, irei tratar de um assunto muito questionado pelo meus alunos, como estudar o "Choro".
Roda de Choro no Clube do Choro de São Paulo, 2016 (foto: Kika Fraguete)
O Choro é fundamental para entender o linguagem do 7 cordas, e todo estudante deve se aprofundar neste gênero. A quantidade de músicas, que exploram os mais diversos ritmos, faz deste gênero uma verdadeira escola, porém, o grau de dificuldade exige que o estudante tenha disciplina, paciência e muito, mas muito estudo!
Sem mais delongas, vamos aos passos, que uso em meu estudo e acredito, podem ajudar você que está querendo estudar este fascinante gênero! (lembrando que são apenas dicas!)
1_Referências
Antes de querer pegar o violão e sair tocando, pesquise os compositores, instrumentistas e conjuntos de choro. Este é o mais importante, sem dúvida. Alguns exemplos:
Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Altamiro Carrilho, Regional Época de Ouro, Rossini Ferreira, Dino 7 cordas, Luizinho 7 cordas, Valter e Valdir Silva, Raphael Rabello, etc.
2_Audição
Ouça as músicas inúmeras vezes, para entender a linguagem e aspectos como: ritmo proposto pelo choro (se é maxixe, polca, etc), levada dos violões, espaços da melodia (importante para saber os melhores momentos do contraponto na música), breques, obrigações, etc.
3_Prática
Eu uso os seguintes passos quando começo a estudar um novo choro:
a) Ouvir quantas vezes for necessário para melhor entender o ritmo proposto e a levada do violão;
b) Tirar a harmonia de ouvido (se ainda não consegue fazer isto, use a partitura);
c) Memorizar as obrigações (frases escritas pelo compositor, ou arranjadas, fundamentais para a música)
d) E por último trabalhar o fraseado dos baixos (baixarias), sobre a música!
4_ Roda de Choro (última etapa!)
E depois de estudar muito, e tentar memorizar o máximo de choros possível, agora é hora de ir para uma Roda de Choro! Sim, você vai errar, não conhecer um monte de músicas, mas acima de tudo vai aprender a verdadeira alma do choro, que só se encontra no encontro com outros músicos. Dicas fundamentais:
_respeite os mais velhos, a maioria tem anos de choro, cole o ouvido e olhos neles!
_se não conhecer os músicos da roda, espere ser chamado, não chegue atravessando, pois pode se lascar!
_e por último se divirta, uma roda é para tocar música, e mesmo com as dúvidas e anseios, ali é o momento de aprender, mesmo que seja na marra!
Enfim, espero ter ajudado, e claro, peço que deixem seus comentários. Cada um possuí uma maneira de aprender, estas são apenas dicas que podem agregar nos estudos!
Quer conhecer um material legal pra estudar 7 cordas no choro?
ACESSE AQUI:http://www.brunovinci.com/produto/101642/toque-em-duo-pratica-de-choro
Vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário