segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dicas para estudar de forma eficiente o violão 7 cordas.


Olá amigos!

Retomando as dicas para o violão 7 cordas, desta vez o assunto é dicas de estudo.

Vale lembrar que cada um tem seu tempo e maneira de estudar, tendo esta publicação uma opinião minha sobre o que observo em meus estudos e dos meus alunos, que funciona na pratica!  



Vamos lá :

1 - Tempo de estudo: Quantidade não é qualidade:

Sim, isto é verdade. Não adianta estudar horas a fio, sem descanso, este que ajuda a assimilar o estudo. Eu prefiro fazer ciclos de 50 min de estudo com 10 min de descanso. É também essencial fazer alongamentos, que evitará lesões futuras!

2 - Dívida seu estudo

No violão de 7 cordas podemos estudar diferentes assuntos, que se juntam e é aplicado no processo final de criação de baixarias. Entre eles:

Harmonia: de maior importância no estudo. Tire ao menos um dia para tirar músicas de ouvido, estudar cadências típicas , e entender o caminho usado na música ou estudo de sua escolha. 

Leitura: a preguiça de ler partitura é o maior obstáculo dos estudantes. Mas garanto, com 1 hora de treino por dia, em poucos meses já estará craque, e vai se tornar prazeroso!

Técnica : o tópico mais difícil, pois existem inúmeros exercícios técnicos hoje , mas funciona diferente pra cada pessoa. Eu prefiro estudar fraseado , assim já estudo inconscientemente para aplicar sobre alguma música. 

 Referência: como tocar o 7 cordas sem conhecer Horondino Silva (Dino 7 cordas), ou os irmãos Valter e Valdir? Enfim, conheça os músicos que construíram a história deste instrumento, e certamente destas influências virão os maiores aprendizados! 
  
3 - Divirta-se

Como é bom acompanhar alguém, até mesmo alguma música , seja samba ou choro, enfim, ter um momento de distração ajuda a levar o estudo de forma mais leve, te ajudando física e mentalmente! 

Acima de todo estudo está a música, é preciso senti-la. Entenda que os estudos são apenas uma ferramenta, não deixe que te domine!

Enfim, deixe seu comentário aqui, e qualquer dica do seu estudo!

Abraço

6 comentários:

  1. Gostei, mas oq eu significa estudar fraseado???

    ResponderExcluir
  2. Oi Matheus!

    estudar as baixarias encima da música ou cadência que for estudar. Também pode tirar as baixarias de alguma música que goste muito, e passar para outros tons aquelas que mais se identificar!

    Abraçao!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas a respeito da organização do temo de estudo em blocos. Evita a fadiga mental e física.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é a intenção Marcos, evitar este desgaste que no fim é desnecessário e só prejudica o estudo! Abração

      Excluir
  4. Muito boas estas dicas de estudos, descanso para relaxar, colocarei isto em meus objetivos para tocar o 7 cordas.

    Bruno sou iniciante no 7 cordas, estou começando do zero nele, poderia me dar alguma dica de estudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, fico feliz em ajudar!

      a dica que dou é pra conhecer bem no mínimo: escalas maiores, acordes com suas inversões aplicados no 7 cordas e ritmos da mão direita!

      depois disto começar a colocar as baixarias nos seus estudos.

      Abração!

      Excluir