terça-feira, 4 de junho de 2013

Dedeira de Aço - Violão 7 cordas

Alguns alunos, músicos e interessados no violão 7 cordas me perguntam sobre o uso da dedeira de aço. Indicada para violões com cordas de aço, ela facilita a condução dos baixos e aumenta a intensidade do som. No começo pode ser difícil a adaptação, uma vez que se é acostumado com o dedo, mas com tempo e estudo fica confortável seu uso.

Eu uso uma dedeira de aço 0.15, que compro na Santa Efigênia, São Paulo/SP. Mas também é possível encontrar na Loja da Contemporânea. 



Vídeo onde uso esta dedeira:





8 comentários:

  1. Ola Bruno,
    Parabéns pelo talento e também pelo blog.
    Procurando informações sobre dedeira conheci seu blog, mas já tinha visto seu trabalho no Youtube. Não sou músico profissional, mas sempre gostei de violão e até arriscava umas baixarias no violão de 6 cordas, agora depois de velho (62), por insistência de um amigo estou tentando o 7 cordas, isso faz uma semana, mas já consigo fazer alguma coisinha. O que tenho aprendido é pelo Youtube, pois moro em uma cidade com apenas dois mil habitantes e escola por aqui não tem. Bruno minha pergunta é a seguinte: estou usando um Rosini 7 Cordas, sempre erro a corda que tenho que tocas, parece que os espaços entre elas é menor que no violão de 6 cordas, sei que uma semana é pouco tempo e o 7 cordas para mim é novidade, então pensei que a dedeira estava errada, mas não está, eu é que ainda sou muito ruím. Mas vou tentar para ver se melhoro. Um grande abraço e mais uma vez meus parabéns.

    Ademir Palácios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ademir,

      Obrigado seu apoio.Pode demorar a adaptação, mas insista que dará certo!

      Abraço e precisando de ajuda estou aí,

      Bruno Vinci

      Excluir
  2. Muito bom o seu trabalho com o 7 cordas. Gostaria de saber qu eloja vc comprou a sua dedeira na Sta Efigenia, Obgd e parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! Obrigado o apoio.
      Não me lembro qual exatamente, mas fica na Sta Efigênia. Se perguntar ali vai achar!
      Abração

      Excluir
  3. A minha tb é 0.15 mas a aba ta mto grande como concerto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kriat,
      se você usa cordas de aço, espere um pouco, pois a dedeira irá desgastando aos poucos e perdendo esta "aba". Porém, se usa cordas de nylon e for um incômodo, tente lixar a ponta (já tive alunos que fizerem isto e gostaram).
      Abração

      Excluir
  4. Ola bruno , é melhor fazer as baixarias com o dedão ( com a unha ) , ou com a dedeira ? E violão de 7 cordas é melhor pedir pra um luthier fazer ?
    Desde já , agradeço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André,

      a dedeira é indicada se você usar cordas de aço em seu violão, no caso do nylon uso sem dedeira. Mas, o importante é você encontrar o jeito que mais te agrada!

      Sim, é melhor fazer um violão 7 cordas com um luthier.

      Abração!

      Excluir